Quando você monta uma campanha no Google Adwords, logo se depara com uma coluna perto das palavras-chave chamada Quality Score ou Índice de Qualidade. Afinal de contas, qual a importância desse tal de Quality Score? Como ele afeta minha palavra-chave e mais importante, o resultado final da minha campanha?
A métrica Quality Score é atribuída a todas as palavras-chaves de sua campanha, sim todas elas terão um número de classificação que varia de 1 a 10. Sendo 1 mais perto de um QS ruim e 10 perto de um ótimo QS. O Google criou esse índice para medir a qualidade e relevância das palavras-chave de sua campanha. Diversos quesitos são levados em conta para a atribuição da nota entre eles:
- Relevância da palavra-chave de acordo com a busca do usuário
- Relevância da palavra-chave com o anúncio
- Relevância da palavra-chave com o grupo de anúncios ao qual ela pertence
- Relevância e qualidade da landing page que a palavra aciona
- CTR esperado para sua palavra, ou seja, ele leva em conta o CTR histórico de sua palavra
- CTR esperado para sua Display URL, ou seja, o CTR histórico da URL de visualização do seu anúncio
- O CTR histórico de toda sua conta
- A performance geográfica de sua conta; o quão bem sucedida é sua conta na região em que os ads estão sendo direcionados
- A performance do seu anúncio no dispositivo (desktop, mobile ou tablet) em que a busca está sendo feita
Nos últimos tempos o Google adicionou como fator importante para metrificar seu Quality Score as extensões de anúncio. Levando em consideração que campanhas podem performar de maneira diferente em dispositivos diferentes, o Google criou extensões de anúncios voltadas para cada um deles. Isso faz com que a campanha seja construída pensando em torná-la sempre mais relevante, não somente para a busca do usuário, mas também para o lugar ou dispositivo no qual ele se encontra.
E como essa métrica pode afetar sua campanha? Ela pode afetar de maneira positiva, caso seu QS seja mais próximo de 10, quanto de maneira negativa, caso sua conta esteja com grande volume de palavras com baixo Quality Score, mais próximas de 1 ou abaixo de 5. Imagine que o QS é uma maneira do Google de recompensar ou penalizar campanhas de acordo com sua qualidade.
Quanto maior for seu QS menor será seu custo por clique médio. O Quality Score é levado em consideração(além é claro de outros fatores) pelo Google na hora de calcular qual o valor real que você pagará pelo clique. Seu CPC máximo pode ser R$2,00 mas se seu QS for perto de 10, você provavelmente deve pagar bem menos do que isso. Digamos que o Google esteja te recompensando por ter criado uma campanha extremamente relevante para o usuário, melhorando assim a experiência do mesmo na busca.
Por outro lado se seu QS for baixo (consideras-se QS ruins de 5 para baixo), você será penalizado e seu custo por clique vai aumentar. Isso quer dizer que você provavelmente vai pagar mais caro para estar na mesma posição, ou talvez a mesma coisa que seu concorrente para estar em uma posição inferior. Neste caso o Google penaliza sua campanha por não estar de acordo com sua política e não trazer a experiência de busca esperada pelo usuário.
É importante fazer um trabalho para melhorar o Quality Score e medir sua evolução ao longo do tempo. Essa métrica, muitas vezes, negligenciada pode fazer grande diferença no resultado final de sua conta. Para mais informações assista o vídeo.