Se você fez buscas recentemente no Google deve ter percebido uma série de novas informações que estão acompanhando o anúncio de texto ou link patrocinado. As extensões de anúncio no Google Adwords servem para adicionar informações relativas a um anúncio de texto comum. Na hora de adicionar uma extensão é importante pensar na palavra-chave que está chamando o anúncio, em seguida pense em quais outras informações seriam importantes para facilitar aquele usuário a tomar a decisão de clicar no seu anúncio.
As extensões de anúncio no Google Adwords ajudam as pessoas a interagir com seu ad. Sitelinks ajudam a filtrar as informações do seu site e oferecer links mais profundos relativos a palavra que foi buscada. Extensões de Ligação ou Call Extensions, ajudam um usuário que está acessando o Google através de seu smartphone a entrar em contato diretamente pelo telefone. Os anunciantes passam um bom tempo otimizando seus anúncios mas cada vez mais devem se preocupar e dedicar um bom tempo as suas extensões. Principalmente agora que elas tem grande valor para influenciar o Ad Rank, consequentemente vão afetar o Quality Score de suas palavras-chave.
Além de melhorar seu Quality Score, é importante perceber também que as extensões ajudam a melhorar seu CTR. Primeiro porque seus anúncios vão ocupar maior espaço nos resultados da busca do Google chamando mais atenção dos usuários e segundo porque serão mais relevantes e com mais informações. Por exemplo, um sitelink com indicação de uma promoção ou mesmo um brinde por tempo limitado. A inclusão de sitelinks pode melhorar o CTR de um anúncio de 10% a 20%.
As extensões de anúncio são auto-otimizadas pelo próprio Google de acordo com o local ou dispositivo do usuário. Isso quer dizer que se o seu anúncio possui mais do que um tipo de extensão, o Google vai escolher qual delas é mais indicada para aparecer acompanhando o ad em cada busca. Se um usuário busca por uma palavra-chave de sua campanha no Adwords pelo celular é bem mais provável que um número de telefone seja relevante para ele do que uma review de algum outro cliente. Sendo assim o Google escolhe dentro das opções de sua campanha qual a extensão que melhor se aplica para aquela busca.
É important lembrar que nem todos os anúncios irão aparecer com extensões, isso porque a maior parte delas aparece em desktops quando seu anúncio se encontra entre a posição 1 e 3 da busca. Ou seja, o “prime time” dos links patrocinados. Por isso é importante adicionar mais do que um tipo de extensão de anúncio. Dessa forma caso seu ad apareça na lateral da busca ele pode ainda ativar outro tipo de extensão como por exemplo de local ou número de telefone.
Existem vários tipos de extensões de anúncio no Google Adwords: