A correspondência de palavras-chave no Google Adwords é uma das coisas mais importantes no planejamento de sua campanha. Nos últimos dias tenho analisado alguns clientes novos com baixo investimento e grande potencial de ROI. Porém, quando vamos auditar a campanha percebo erros bem básicos em configurações bagunçadas de search e display, baixa relevância de ads e o mais clássico de todos: todas as palavras-chave em correspondência ampla.
Por isso vamos falar um pouco mais sobre as correspondências e melhores estratégias para utilizar cada uma delas. Os outros tópicos vamos discutir em outro post. Deixo bem claro que não sou contra palavras de correspondência ampla, mas acredito que elas tenham sua função dentro de uma estratégia maior, por exemplo numa expansão de conta e etc.
Correspondência de Palavra-Chave Ampla:
Neste tipo de correspondência o Google vai ativar seu anúncio para qualquer busca que tenha algo a ver com sua palavra. Por isso ela é chamada de ampla, porque dentro todas é a mais agressiva em termos de trazer volume de cliques e impressões. Ao mesmo tempo é a que traz o tráfego menos qualificado dentre todos os tipos. Por exemplo numa campanha de carros. Você anuncia na palavra ampla carro Ford, buscando pessoas que estão buscando por carros da Ford, certo? Correto! Porém, o Google vai chamar seu anúncio para qualquer tipo de busca relacionada com o seu termo, além das buscas que contém as duas palavras, tanto carro, quanto Ford. Isso significa que você pode aparecer para “carros usados”, “caminhões ford”, “telefone da ford” e etc. Se você está em busca de tráfego qualificado e seu orçamento não é ilimitado, não faz sentido usar esse tipo de correspondência como default na campanha.
Correspondência de Palavra-Chave Ampla Modificada:
Entendendo o problema de tráfego que as amplas trazem para a conta de Adwords o Google criou então as Amplas Modificadas. Esse tipo de correspondência é caracterizada por um sinal de “+” na frente de cada palavra-chave. O sinal de positivo demonstra ao Google que para ele ativar seu anúncio para determinada busca ela deve conter a palavra com + na frente. Ou seja, se continuarmos com o exemplo acima do +carro +ford, teremos impressões apenas quando a busca conter pelo menos as duas palavras que possuem o sinal de positivo.
Isso significa que seu anúncio será ativado para buscas como “carros ford 2013”, “carros ford usado” ou “ford carros em são paulo”. Isso quer dizer que você tem maior controle sobre as impressões mas ainda assim o Google ainda vai expandir seu alcance para buscar relacionadas aos seu termo e dessa vez vai utilizar o sinal de positivo para qualificá-las.
Correspondência de Palavra-Chave de Frase:
A correspondência de Frase é caracterizada por conter a palavra-chave entre aspas (” “). Esse tipo é mais restritivo que o de Ampla Modificada e ele obriga o Google a imprimir seu anúncio apenas se a busca conter sua palavra-chave de frase na mesma ordem que você construiu. Ou seja, no caso da palavra-chave “carro ford” estar com correspondência de frase, seu anúncio vai aparecer apenas se a busca conter as duas palavras necessariamente nesta mesma ordem.
Seus anúncios vão aparecer para buscas como “carros ford 2013″, ” carros ford amarelos” ou “carros ford em são paulo”. Mas não vai aparecer para buscas como “ford carros novos”, “melhor carro da ford” e etc. Quando você tem grande volume de buscas e não possui budget ilimitado esse tipo de correspondência pode ser bem interessante, já que ajuda bastante a selecionar seu tráfego.
Correspondência de Palavra-Chave Exata:
Esse tipo de correspondência é o mais restritivo e obriga o Google a imprimir seu anúncio apenas para buscar que contenham exatamente seu termo de pesquisa. Ou seja, apenas para buscas que contenham exatamente a palavra-chave [carros ford]. As exatas são caracterizadas pelo uso de colchetes no começo e fim do termo. Estes sinais vão indicar ao Google que se a busca não for exata como seu termo ele não deve imprimir seu ad.
A grande vantagem de usar a correspondência exata é a alta qualidade de tráfego que você vai adquirir com sua campanha. Afinal você tem certeza que seus anúncios estão aparecendo apenas para quem buscou pelo seu termo exato. Outra vantagem é que você não precisa se preocupar tanto com a adição de palavras-chave negativas já que não existe expansão para buscas relacionadas.
Conclusão:
Planeje e construa sua campanha sempre levando em consideração as correspondências de palavra-chave, dessa forma você tem certeza que não está desperdiçando seu dinheiro com buscas que não fazem sentido para seu produto. Uma campanha bem estruturada pode conter todos os tipos de correspondência de maneira que cada um traga seus pontos fortes e elimine os pontos fracos dos outros. Dependendo do seu volume e budget você pode estruturar toda campanha com Exatas, ao passo que seu budget aumenta, você pode adicionar palavra de Frase para aumentar o volume e assim por diante.
E você? Como tem usado as correspondências a seu favor ultimamente?